As Baterias dos carros elétricos duram quanto tempo?

Introdução

Hoje vamos falar sobre um estudo divulgado pela própria Tesla, esse estudo revela a que a porcentagem de degradação da bateria de um carro elétrico após percorrer 200.000 milhas, ou seja, o equivalente a 320.000 km. O que aconteceu é que muitas pessoas questionam se é viável utilizar um carro elétrico por tanto tempo, se a bateria ainda terá carga suficiente ou se se será necessário descartar o veículo após um longo período de uso. Então vamos desmistificar essas dúvidas que também pode ser sua e apresentar os resultados do estudo realizado pela Tesla.

O Estudo da Tesla

De acordo com os dados coletados pela Tesla por meio de telemetria e armazenados em nuvem, foi feito um estudo da média de degradação da bateria de um carro elétrico da Tesla após percorrer 320.000 km é de apenas 12%. Isso significa que um carro da Tesla que inicialmente tinha uma autonomia de 600 km, ainda terá cerca de 500 km de autonomia após percorrer essa distância. Esses resultados são impressionantes e contradizem as notícias falsas que circulavam na mídia, que afirmavam que os carros elétricos precisariam serem descartados após apenas alguns anos de uso.

Vale ressaltar que, os carros da Tesla utilizam baterias de íon-lítio, que são consideradas excelentes em termos de desempenho. No entanto, já existem no mercado carros que utilizam baterias de lítio ferro fosfato, que têm uma vida útil ainda maior. Essas baterias são conhecidas por sua durabilidade e podem chegar a 400.000 ou 500.000 km com uma degradação semelhante aos carros da Tesla.

Benefícios da Mobilidade Elétrica

Os resultados desse estudo da Tesla comprovam que os carros elétricos são uma opção viável e econômica no longo prazo. Muitas pessoas acreditam que os carros elétricos são descartáveis e possuem uma vida útil curta, o que não é verdade. Carros elétricos podem durar até mais do que carros a combustão, desde que as baterias sejam cuidadas adequadamente.

Além disso, os carros movidos a baterias elétricos oferecem uma economia significativa em relação aos carros a combustão. Pois o uso da eletricidade é mais barata do que a gasolina, os proprietários de carros elétricos podem economizar muito dinheiro em combustível. Além disso, os carros elétricos têm menos peças móveis e, portanto, menos desgaste mecânico, o que resulta em menor necessidade de manutenção, reduzindo assim os custos com manutenção.

Autonomia ao Longo do Tempo

Um dos principais receios de quem pensa em adquirir um carro elétrico é em relação a perda de autonomia das baterias ao longo dos anos. É importante ressaltar que, mesmo após 10, 12 ou até 15 anos de uso, o carro elétrico continuará funcionando. Claro que as bateria irão sofrer com a degradação e, com o tempo, a autonomia vai diminuindo. No entanto, para a maioria das pessoas, a autonomia remanescente ainda será suficiente para atender às necessidades diárias.

Por exemplo, um carro elétrico que inicialmente tinha uma autonomia de 400 ou 500 km poderá ter uma autonomia de 200 ou 250 km após mais de 10 anos de uso. Para muitas pessoas, essa autonomia ainda é satisfatória, principalmente levando em consideração que a maioria dos deslocamentos diários não chega ao total de  100 km.

Conclusão

Por fim, o estudo divulgado pela própria Tesla mostra que a degradação das baterias de um carro elétrico após percorrer 320.000 km é de apenas 12%. Esses resultados são impressionantes e desmentem as notícias falsas divulgadas na mídia. Em termos gerais os carros elétricos são duráveis e têm uma vida útil maior do que se imagina. Além disso, a mobilidade elétrica oferece inúmeras vantagens econômicas e ambientais, como a redução de custos com combustível e a diminuição da emissão de gases poluentes.

Se você busca economia e sustentabilidade, os carros elétricos são uma excelente opção sim. Eles apresentam um desempenho surpreendente e podem ser utilizados por muitos anos sem a necessidade de descarte. Portanto, não acredite nas notícias falsas e aproveite todos os benefícios que a mobilidade elétrica pode oferecer. Vamos dirigir!

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.